segunda-feira, 30 de julho de 2007

inteligencia coletiva

Inteligência coletiva/ trabalho em equipe e comentário da aula.


INTELIGENCIA COLETIVA

UMA INTELIGENCIA DISTRIBUIDA POR TODA PARTE; TAL É O NOSSO AXIMO INICIAL. Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade. Não existe nenhum reservatório de conhecimento transcendente, e o saber não é nada além do que o que as pessoas sabem. A luz do espírito brilha mesmo onde se tenta fazer crer que não existe inteligência. (LÉVY, 1994.).

De acordo com Pierre Lévy, a inteligência coletiva está distribuída por toda parte, A partir desse enunciado, pode se afirmar que, ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, e, todo o saber está na humanidade, como se comprova, até mesmo onde pensam que não existir inteligência, há conhecimento especifico de acordo com a necessidade de cada individuo.

A inteligência é distribuída nas diversas ciências do conhecimento: o saber fazer do trabalhador, o filosofar, artigos, entre outros. Distribuída nas diversas áreas do conhecimento, no mesmo espaço cibernético. Surgem novos sistemas de comunicação. O ciberespaço torna-se o local de interação, entre o conhecimento, os conhecedores e os desejantes do conhecimento.
A inteligência coletiva só tem inicio com a cultura e cresce com ela. Pensamos, é claro, com idéias, línguas, tecnologias cognitivas recebidas de uma comunidade. (LÉVY, 1994.).

A partir dos meios de comunicação, das demandas sociais; pois a inteligência coletiva é resultante do movimento social, no qual a liderança não se personifica em um individuo, e sim em um segmento social.

Existem três eixos norteadores do ciberespaço: interconexão, comunidades virtuais e inteligência coletiva.

O ciberespaço suporta tecnologias intelectuais que se amplificam exteriorizam e modificam funções cognitivas humanas. Surge a nova forma de relação com o saber, novas formas de acesso à informação, novos estilos de raciocínio e de conhecimento. Essa nova relação com o saber não está limitada ao tempo, espaço ou limites no território (globo terrestre), política nacional; pois se processa no espaço cibernético, são essas as características da inteligência coletiva. Grupos humanos compartilham saberes, que são gerados a partir das estruturas cognitivas dos humanos, disponibilizados no ciberespaço.

A coordenação das inteligências em tempo real, favorecem a comunicação e o acesso a novas técnicas de comunicação.

Ao pensar a dramatização, sinalizamos uma comunidade que ocupam as diversas áreas do conhecimento, interagindo em um ciberespaço, com objetivo de se reunirem pois formam um grupo de estudo. O perfil do grupo: profissionais com autonomia, sem nenhuma subordinação, porém coordenados e mobilizados em tempo real.

Como indivíduos que atuam em grupo, mas suas preferências e interesses pessoais podem não ser determinantes para a ação na dimensão do coletivo. Os indivíduos de um grupo ganhariam mais se atingisse o objetivo global, mesmo sendo um ser racional muitas vezes está centrado nos seus próprios interesses. O fato de se estar em um grupo não determina que haja sinergia de idéias, que resulta na ação conjunta. Por conta da ação conjunta não interferir no objetivo específico do interesse do individuo.


INCLUSÃO DIGITAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Conforme as necessidades do novo mercado, até por conta do perfil da clientela, a inclusão digital é de fundamental importância. Programas sociais têm surgido no país visando a inserção da população, possibilitando o acesso à rede.

Com a preparação oferecida aos professores, o governo visa a alfabetização digital, a meta prevista pelo programa Sociedade da Informação no Brasil, tem como principal objetivo, que até 2003 cada cinco brasileiros, atinjam um nível de alfabetização digital, cada professor com competência básica, para usar novas tecnologias.

2 comentários:

Fabiana Gomes disse...

Sabemos que recursos estão sendo investidos em programas de inclusão digital. No entanto, estes contemplam apenas uma parcela da nossa população, que acredito ser um passo importante para a construção de novas possibilidades, frente ao crescente avanço tecnoloógico.
Até o próximo módulo... Beijos, fique com Deus

Bonilla disse...

Olá Iana, faltam reflexões de algumas aulas e também não esqueça que é necessário colocar as referências dos autores citados, de acordo com as normas da ABNT. Isso é fundamental para uma pesquisadora. Um abraço